TÍTULO DO SIMPÓSIO:
Interfaces da interculturalidade no ensino de italiano: materiais, pesquisas e novas perspectivas
Fabiola Ferrari Cortellazzo - Doutoranda/USP
O ensino de cultura nas aulas de língua estrangeira (LE) tem ganhado relevância nos últimos anos, principalmente a partir da década de 1990, com a ascensão do multiculturalismo. Antes disso, a cultura era considerada um subproduto do ensino linguístico. Atualmente, há consenso de que aprender uma língua envolve mais do que dominar regras gramaticais: é essencial desenvolver a habilidade de utilizá-la de maneira social e culturalmente apropriada (ROZENFELD, 2007). Ainda assim, os estudantes têm visões divergentes sobre o papel da cultura na aprendizagem de LE — enquanto alguns a consideram desnecessária ou ameaçadora à identidade, outros a veem como ponte para acessar estilos de vida e valores admirados. O trabalho apresentado, desenvolvido durante o curso “Do Ensino da Cultura ao Desenvolvimento da Competência Intercultural na Aula de Línguas” (USP), propõe a atividade “Il Futurismo Italiano e la Settimana d’Arte Moderna di 1922: un Parallelo”, voltada para alunos de nível B1-B2 de italiano. A proposta visa fomentar o debate intercultural comparando os dois movimentos artísticos e culturais do início do século XX por meio da análise de obras visuais, promovendo conexões e reflexões interculturais. A base teórica inclui autores como Kramsh (1993), Kumaravadivelu (2008) e Paiva (2009), que defendem que a aprendizagem de LE deve sensibilizar os alunos para diferentes culturas e promover o respeito mútuo. A atividade segue os princípios da taxonomia de Bloom, centrando-se no domínio cognitivo, com ênfase na instrução bem planejada — conforme Frangiotti (2019) e Ellis (1998) — e na mediação do professor como facilitador da aprendizagem significativa e da construção de novos significados.
PALAVRAS-CHAVE: Interculturalidade Ensino de Língua Estrangeira Cultura Futurismo Italiano Semana de Arte Moderna
REFERÊNCIAS:
IANUSKIEWTZ, Andreia Dias. Aspectos (inter)culturais no ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Revista Iluminart. 2012. F
RANGIOTTI Graziele; FREITAS, Paula Garcia. A dicotomia implícito-explícito no ensino de línguas: uma proposta de atualização. Rev. Estud. Ling., Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 121-152, 2021