Propostas aceitas - XXI Congresso ABPI

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

Italiano per bambini: olhar sensível para a língua estrangeira na educação básica e nos espaços alternativos de ensino

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Artes plásticas, formação docente e língua estrangeira: olhares sensíveis no ensino de italiano para crianças

Daniela Bunn - Doutora/UFSC

Esta comunicação visa socializar experiências de estágio supervisionado de língua italiana, realizadas em espaços alternativos de ensino, que tiveram como foco específico artes plásticas e ensino de língua para crianças. A partir dessas experiências propõe-se refletir sobre ensino de língua estrangeira pelo viés intercultural, tendo em vista a formação crítica e estética dos sujeitos (alunos e professores). As propostas selecionadas articulam-se em torno de dois projetos de extensão, um que contempla as ações de estágios supervisionado de italiano, o Projeto de Extensão Italiano per Tutti/UFSC, e o outro, que se conecta com ações nacionais voltadas para a divulgação da obra de Candido Portinari nas redes municipais de ensino, o Projeto Portinari na Ilha (@italianopertutti.ufsc e @projeto_portinari). O recorte será dado para as propostas didáticas específicas sobre as obras de Portinari, articuladas em torno da ligação do pintor com a Itália, das obras que retratam brincadeiras de criança, dos retratos infantis e das representações do povo brasileiro, feitas pelo pintor, ao explorar o que denominou como sentido social da arte. São obras que fomentam as discussões entre cultura e identidade, sendo profícuas para o ensino de língua. Em foco ainda, nessa comunicação, a formação de professores, a democratização do ensino de italiano em espaços não curriculares e a validade e a viabilidade de propostas estéticas, interculturais e interdisciplinares no ensino de língua estrangeira para crianças, a partir de um olhar sensível voltado para o processo de ensinar e aprender. 

PALAVRAS-CHAVE: Italiano e ensino; crianças; Portinari; intercultura; formação de professores.

REFERÊNCIAS:

CANDAU, V. M. F. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ :Vozes, 2008. 

BUNN; Daniela; AMBROSINI, Telmo C. Italiano na educação básica: percursos e labirintos na busca pela democratização das línguas estrangeiras. In: OLIVEIRA, Leandra Cristina de (org.) et al.. Letras pós-humanas: linguística e ensino de línguas como questão. 1. ed. – Campinas, SP : Pontes Editores, 2024. p. 291 – 314.  

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.