O ITALIANO NO BRASIL E NO MUNDO

Associação Internacional dos Professores de Italiano

A Associação Internacional de Professores Italianos (AIPI) é uma associação sem fins lucrativos, neutra do ponto de vista político e religioso, que atua, desde 1975, para difundir e defender o ensino da língua italiana como língua estrangeira, em todos os níveis de ensino e em todas as latitudes. Possui personalidade jurídica e é dotada de um estatuto inspirado nos princípios de absoluta democracia. Com efeito, à assembleia geral é atribuída a plenitude de competências e é ela quem elege o presidente e os membros da diretoria, responsáveis pela gestão e administração ordinária.

A AIPI atualmente reúne mais de 500 professores em cerca de trinta países diferentes.

A AIPI organiza conferências internacionais bienais, sediadas alternadamente na Itália e em outros países, com o objetivo de promover contatos e colaboração entre professores, bem como facilitar o intercâmbio de pesquisas e experiências em um ambiente de cordialidade espontânea. Para abordar problemas específicos, limitados a uma determinada área geográfica, linguística, etc., a associação organiza seminários e encontros ocasionais para um público mais restrito de professores.

A AIPI publica Civiltà Italiana - revista trimestral até 1988, depois anual - que reúne as actas dos seus congressos, bem como artigos de membros e pesquisadores dedicados ?principalmente à investigação linguística, literária e cultural em sentido lato, aplicada ao ensino do italiano como língua estrangeira . Além disso, a fim de informar prontamente os associados sobre suas atividades, a associação publica em seu site (www.infoaipi.org seção “Bandi-Convegni” e “Segnalazione dei soci”) todas as notícias sobre suas conferências e seminários, mas também sobre iniciativas promovidas por outras associações e organizações, sobre as publicações dos sócios, suas pesquisas, etc.

(Informado pelo site da Associação)
https://www.infoaipi.org/default.asp