NOTÍCIAS
@Meninas e mulheres na literatura
O projeto "@Meninas e mulheres na literatura" coordenado pelas prof.as Paula Garcia de Freitas (DELEM-UFPR) e Cristiane Landulfo (UFBA) é um dos três vencedores do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas com o objetivo de valorizar e divulgar experiências formativas propostas e realizadas por docentes dos cursos de licenciatura na formação de professores para a educação básica.
O projeto premiado consistiu em um curso dado no segundo semestre de 2021 pelo Instagram em que foram apresentadas, ao público brasileiro, obras de autoras da diáspora, mulheres de ascendência africana, indiana e italiana que escrevem em italiano sobre os dilemas de viver em trânsito. O objetivo foi possibilitar que as professoras em formação dos cursos de Letras-italiano da UFPR e da UFBA desenvolvessem conhecimento linguístico, pedagógico e tecnológico por meio de uma Educação Linguística e Literária potencialmente intercultural, decolonial e emancipadora. Assim, posts no Instagram, aulas síncronas pelo Youtube, podcasts e vídeos criados pelas professoras em formação ajudaram os participantes a conhecer, refletir e discutir as temáticas tratadas nos livros, como racismo, questões de gênero, colonialismo italiano, aspectos históricos e culturais dos países de origem das autoras e ainda ter contato com diferentes gêneros literários. Atualmente o perfil do projeto pode ser visitado a qualquer momento e a leitura das obras, realizada de diferentes formas.
Os vencedores serão agraciados com um prêmio de R$ 20 mil, diploma e troféu (réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). Além disso, terão seus projetos publicados, em detalhes, na série Textos FCC.
A seleção dos vencedores foi realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área do projeto inscrito e pelo Comitê Executivo do Prêmio. A avaliação considerou os procedimentos didáticos visando à aprendizagem do futuro professor da educação básica, bem como o potencial multiplicador da experiência.
A cerimônia de premiação será realizada remotamente no dia 25 de novembro com transmissão pelo canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube.
perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/meninasemulheresnaliteratura/
página da premiação: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-noticia/pprmm-12edicao-projetos-vencedores/