Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

GÊNEROS E FORMAS DA CONTAMINAÇÃO LITERÁRIA: HIBRIDAÇÕES NA LITERATURA ITALIANA

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A contaminação de gêneros e formas na literatura: reflexões sobre o ensaio criativo no século XX

Adriana Iozzi (USP)

Em sua ampla definição conceitual, o ensaio abarca múltiplas possibilidades a ponto de poder ser entendido como uma categoria do pensamento, um “modo” de relacionar-se com a realidade. Trata-se de um gênero que se coloca entre o não-ficcional e o ficcional e que não se submete a uma forma fixa, de modo a configurar-se como um fenômeno complexo, dinâmico e variado. Caracterizado, na maior parte das vezes, como discurso cuja forma peculiar é o inacabado, o fragmentário e o experimental, ele é fruto maduro principalmente das épocas de crise e de hibridismo da escrita e pode ser considerado, de fato, um gênero literário fundamental, capaz de oferecer a descrição dos contextos históricos e sociais dos quais se alimentam os gêneros literários considerados maiores. No século XX, a reflexão e a crítica invadem os territórios da criação artística e muitos escritores elegem a forma do ensaio para romper as barreiras da arte, propondo em suas obras indagações sobre a relação entre experiência vivida e a representação literária. Dessa forma, a renovação da tessitura prosaica será proposta, especialmente, por autores que defendem a liberdade artística; sua natureza criativa requer sempre diferentes formas de expressão ou, como diria Calvino, novas “combinatórias”, capazes de estabelecer relações inéditas entre autor, obra e leitor. Consciente dessa necessidade, o escritor passaria gradativamente da escrita romanesca à ensaística, chegando em suas últimas obras à maturação da forma do romance-ensaio. Assim, ao começar em sua fase madura a transformar a dinâmica da narrativa na imobilidade da descrição, direcionando sua produção para a prosa ensaística que aparece como ponto culminante de sua pesquisa ética e formal, Calvino aponta para as transformações dos estilos e dos gêneros prosaicos no século XX.

PALAVRAS-CHAVE: Hibridações; Ensaio; Formas literárias; Gêneros do discurso; Italo Calvino.

REFERÊNCIAS:

ADORNO, T. O ensaio como forma. In: Notas de Literatura I. Trad. e apresentação de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades, 2003.

BAKHTIN, M. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Trad. Aurora F. Bernardini, Augusto Góes Júnior, Helena S. Nazário e Homero de Freitas Andrade. São Paulo: Editora da UNESP/HUCITEC, 1990.

BERARDINELLI, A. La forma del saggio: definizione e attualità di un genere letterario. Venezia: Marsilio, 2008.

CALVINO, I. Romanzi e racconti. Milano: Mondadori, 2001.

__________ . Saggi 1945-1985. Milano: Mondadori, 1995.

FERRECCHIA, M. Il saggio come forma letteraria. Lecce: Pensa Multimedia, 2000.

IOZZI KLEIN, A. Calvino ensaísta: o percurso crítico de Italo Calvino em Una pietra sopra e Collezione di sabbia. São Paulo, 2004, 184 p., Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada), FFLCH, Universidade de São Paulo.

LUKÁCS, G. Essenza e forma del saggio. In: L’anima e le forme. Trad. Vito Messana. Milano: Sugar Co, 1972.