Grupos de pesquisa

Associadas e associados podem divulgar os grupos de pesquisa que coordenam ou dos quais participam. Se quiser divulgar seu grupo, envie os dados para nosso abpi@abpionline.com.br.

A descrição deve conter:

- título do grupo
- nome de coordenador(a) e vice-coordenador(a)
- link para a página do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq para grupos cadastrados
- link para a página da internet (se houver)
- breve descrição das linhas de pesquisa (aproximadamente 5-6 linhas)

DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos (UFS)

Coordenador(a): Doris Cristina Vicente da Silva Matos (UFS) / Celia Navarro Flores (UFS)

Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Letras

Link Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/163817

Link site do grupo: https://www.instagram.com/dinterlin/

As linhas de pesquisa do DInterLin apresentam um recorte interdisciplinar, de maneira que estimulem o intercâmbio acadêmico entre as práticas sociais através da linguagem. As investigações realizadas vinculam-se aos estudos sobre Decolonialidade, Interculturalidade e Identidades; Letramentos, Linguagens e suas Tecnologias; Teoria, Análise e Políticas Linguísticas.

Ensino e Aprendizagem de Línguas com Tecnologias Digitais - UFBA/CNPq

Coordenador(a): Cecilia Gabriela Aguirre Souza (UFBA)

Vice-Coordenador(a): Jadirlete Lopes Cabral (UFBA)

Link Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/76201

Grupo Multidisciplinar que reúne professores pesquisadores de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português como língua estrangeira que desenvolvem pesquisas relacionadas aos seguintes temas:   ensino a distância, metodologias ativas, hibridismo tecnológico educacional, multiletramentos, multimodalidade, trilhas de aprendizagem, elaboração de material didático,   desenvolvimento de aplicativos, gamificação e formação de professores na era digital.

O grupo pretende, de forma geral, contestar o paradigma tradicional de ensino –conteudista, verticalista e unidirecional -  e promover, baseado na pedagogia construtivista, um paradigma mediado por recursos digitais, que seja disruptivo, colaborativo, multidirecional.

LINCE - Núcleo de estudos em língua, cultura e ensino (UFBA)

Coordenador(a): Edleise Mendes Oliveira Santos (UFBA)

Área predominante: Linguística, Letras e Artes; Lingüística

Link Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7343945215394050

Os projetos e estudos em desenvolvimento no Grupo LINCE objetivam  estudos que baseiam-se na visão de língua como lugar de interação, como atividade e ação situadas, fenômeno necessariamente cultural e ancorado nas experiências de ser e estar no mundo. Nesse sentido, busca-se, em todas as ações do grupo, construir e promover o desenvolvimento da interculturalidade como modo de atuação no mundo e como processo sempre em movimento, orientador das práticas que dão suporte a uma educação linguística que visa à justiça social

NECLIT - Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (UFSC)

Coordenador(a): Patricia Peterle Figueiredo Santurbano (UFSC) e Andrea Peterle Figueiredo Santurbano (UFSC)

Link Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5816541851273888

Link site do grupo: http://neclit.ufsc.br

O NECLIT é um espaço de estudo e debates sobre a literatura italiana moderna e contemporânea a partir de perspectivas transversais, conforme indicado nas linhas de pesquisa. Desde sua criação, os projetos se consolidaram com o apoio das agências de fomento (CNPq,CAPES,FAPESC,FAPESP) e com as parcerias e redes de pesquisa com colegas brasileiros e estrangeiros. Tais pesquisas se desdobraram em eventos internacionais no Brasil, na Itália e na Espanha. Em 2019, teve aprovado o edital Altos Estudos da CAPES. Os produtos do grupo são: publicações regulares fruto também dos eventos Resíduos do humano (2018), Contemporaneidades na/da literatura (2019), Anacronismos na/da literatura, Dicionário Bibliográfico da Lit. Italiana (dlit.ufsc.br); Revista Lit. Italiana Traduzida (literatura-italiana.blogspot.com); Krisis- Tempos de Covid-19 (youtube.com/c/NeclitEstudosContemporâneosLiteraturaItaliana), que contou com participações de intelectuais e poetas italianos.

Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural

Coordenador(a): Elisabetta Santoro (PPG em Língua, Literatura e Cultura Italianas da USP)

Vice-Coordenador(a): Luiz Antônio da Silva (PPG em Filologia e Língua Portuguesa da USP). Participa da coordenação do grupo Maria Zulma Kulikowski (PPG em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana da USP).

Link Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/36583

Link site do grupo: http://pragmaticausp.weebly.com/

O grupo, fundado na USP em 2013, reúne pesquisadores de diferentes instituições brasileiras (UFMG, UNIFESP, UFRN, entre outras) e estrangeiras (Università degli Studi Roma Tre, Universidade Aberta de Lisboa, Université de Lyon, entre outras) e estudantes em todos os níveis. Vem desenvolvendo projetos sobre atos de fala em perspectiva cross-cultural e dedica-se atualmente, em especial, aos pedidos em português, italiano, espanhol, alemão e francês. Organiza anualmente a Jornada de Estudos em Pragmática da USP (JEP-USP), durante a qual são apresentados os resultados das pesquisas realizadas.