Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

GÊNEROS E FORMAS DA CONTAMINAÇÃO LITERÁRIA: HIBRIDAÇÕES NA LITERATURA ITALIANA

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Bastidores de uma edição oitocentista de um vulgarizamento de Boccaccio: menções ao Delle donne famose na correspondência de Giacomo Manzoni

Adriana Tulio Baggio (UFPR)

O De mulieribus claris, coletânea de biografias de mulheres composta por Giovanni Boccaccio no século XIV, foi obra de grande repercussão durante os 200 anos seguintes, caindo depois em relativo ostracismo até seu resgate, no contexto do Ottocento itálico, por meio do vulgarizamento trecentista de Donato Albanzani, intitulado Delle donne famose. Esse resgate ocorreu por meio das edições do neoguelfo Luigi Tosti (BOCCACCIO, 1841) e do republicano Giacomo Manzoni (BOCCACCIO, 1881-1882). Na edição de Manzoni, as notas ao texto servem não apenas para comentários sobre o estabelecimento da lição, mas também para manifestar a posição do editor frente às vicissitudes de sua época, o que poderia sugerir uma hibridação, nessa obra, dos gêneros literatura e ensaio político. Para entender melhor o papel da edição de Manzoni na tradição do De mulieribus claris e para tentar apreender os efeitos de sentido expressos pelo tratamento editorial que deu à obra, temos nos empenhado em uma investigação com resultados parciais já publicados (BAGGIO, 2022). Uma segunda fase dessa investigação consiste na análise de cartas de e para Manzoni em que se menciona o seu trabalho no Delle donne famose. Neste XX Congresso da ABPI, o objetivo é apresentar uma descrição desse recorte epistolar e os indícios que ele oferece para a compreensão do contexto de produção da edição. A correspondência é oriunda do Archivio Seganti (Biblioteca Comunale Fabrizio Trisi, Lugo, terra natal de Manzoni), do arquivo da Commissione per i Testi di Lingua di Bologna (Casa Carducci, Bologna) — esses dois arquivos consultados in loco — e, ainda, da publicação Lettere di Giacomo Manzoni (ANTIGA, 2012), que reúne uma seleção do epistolário manzoniano presente em outros arquivos.

PALAVRAS-CHAVE: Delle donne famose; Giacomo Manzoni; Risorgimento e Unificação; edição de livros; cartas.

REFERÊNCIAS:

ANTIGA, Alessia (a cura di). Lettere di Giacomo Manzoni. Faenza: Edit. Faenza; Fondazione Cassa di Risparmio e Banca del Monte di Lugo, 2012.

BAGGIO, Adriana Tulio. Italian reception, tradition and translation of Giovanni Boccaccio’s De mulieribus claris. Heliotropia, v. 18-19, p. 223-246, 2022. Disponível em: https://www.brown.edu/Departments/Italian_Studies/heliotropia/18-19/baggio.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.

BOCCACCIO, Giovanni. De claris mulieribus. Volgarizzamento di Maestro Donato da Cassentino. Cura e studio di Luigi Tosti. 2. ed. Milano: Giovanni Silvestri, 1841.

BOCCACCIO, Giovanni. Delle donne famose. Traduzione M. Donato degli Albanzani di Casentino. Bologna: Gaetano Romagnoli, 1881-1882.