Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

GABRIELE D'ANNUNZIO NELLE SUE VARIE RIVERBERAZIONI ARTISTICHE

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

As artes e sua representatividade na obra Il Piacere

Maria Clara Amado (UFRJ)

Il piacere. Romance escrito por Gabriele d’Annunzio em 1888 e publicado em 1889, faz um passeio pela cidade de Roma através do protagonista Andrea Sperelli-Fieschi d'Ugenta (alter-ego do autor). À medida que Andrea é apresentado desvenda-se através de seu comportamento e percursos a importância da arte como valor absoluto em sua vida e, com ela descortinam-se os espaços da cidade e os edifícios que dialogam com a dialética da cidade elegante e de um personagem seduzido pela estética em seus momentos de dores e de amores. As cenas apresentadas contemplam o Palazzo Zuccari, a Via Nomentana, a Via Sistina, o Monte Aventino, a Villa Médici e a Palazzo Barberini entre outros palcos que costuram o modo de vida do Século XIX. Outro dado relevante é pensar que nesta relação espaço e tempo estabelecidos pelo autor através de seu personagem, a Itália encaminha seu processo de unificação para o desenho final de seu mapa, como o conhecemos hoje, e a cidade de Roma é plena de significados e significantes para o entendimento dos signos apontados nesse romance. Neste contexto o artigo pretende estabelecer as reverberações artísticas da obra de D’Annunzio pelas arquitetura e outras artes através da representatividade que os personagens de “Il piacere” atribuem à cidade no Século XIX (novecento) tendo como embasamento teórico o entendimento de “Signo” através do olhar contemporâneo de autores como Joly ( 2012) e Huberman (1998).

PALAVRAS-CHAVE: Il Piacere; romance; artes; signos.

REFERÊNCIAS:

D’Annunzio, Gabriele. Il piacere. Roma: Newton Compton editori, 1995.

Georges Didi-Huberman. O que vemos, o que nos olha.Trad. P. Neves, São Paulo, Editora 34, 1998.

JOLY, Martine. Introdução à análise da Imagem – São Paulo: Papirus, 2012.