Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

GABRIELE D'ANNUNZIO NELLE SUE VARIE RIVERBERAZIONI ARTISTICHE

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A obra de arte referenciada no texto D'Annunziano: a descrição dos objetos pictóricos e escultóricos como forma de representação da ecfrasis (online)

Claudia Fátima Morais Martins (UFRJ)

Em Il Piacere, obra de Gabriele D’Annunzio publicada em 1889, são frequentes as referências a diversas obras literárias, a autores e a objetos da arte figurativa em geral, o que permite tratar o texto d’annunziano como um emaranhado de tramas que enriquecem a organização discursiva e as interpretações que subjazem à narrativa. Destaca-se na prosa d’annunziana uma estrutura vocabular rica de adjetivos e cheia de imagens associativas que torna possível um estudo exaustivo de representação visiva produzida por suas descrições. Podemos definir essa característica presente em Il Piacere como a ecfrasis d’annunziana. O fluxo narrativo do texto e a utilização de termos áulicos demonstram o cuidado e a preocupação do escritor com o décor e com a representação figurativa da palavra. Na análise do texto d’annunziano, a ecfrasis assume a forma descritiva. Nesse sentido, este trabalho abordará de que forma é construída a narrativa de Il Piacere com base na utilização da definição de Ecfrasis, como forma de trazer à luz os objetos, pictóricos ou escultóricos, dando-lhes voz através de uma descrição minuciosamente cuidada. A definição de ecfrasis ultrapassa os limites da palavra e foge dos padrões convencionais tradicionais, tanto sintáticos quanto semânticos, e é essa ruptura com a convenção linguística que desperta o interesse de D’Annunzio por formas únicas de representação presentes em toda a construção do texto Il Piacere.

PALAVRAS-CHAVE: ECFRASIS; DISCURSO DESCRITIVO; ARTE FIGURATIVA.

REFERÊNCIAS:

ANDREOLI, Annamaria (a cura di), D’Annunzio e la terra d’Abruzzo. Il ritorno del
poeta, Roma, De Luca Editori d’Arte, 2003.

CANTELMO, Marinella, Il Piacere dei leggitori: D’Annunzio e la comunicazione
letteraria, Ravenna, Longo, 1996.

MORTARA GARAVELLI, Bice, Manuale di retorica, Milano, Bompiani, 1989.

WAGNER, Peter, «Introduction: Ekphrasis, Iconotexts, and Intermediality – State(s) of the Art(s)», in Icons - Texts - Iconotexts: Essays on Ekphrasis and Intermediality, ed. Peter Wagner, Berlin and New York, Walter de Gruyter, 1996, pp. 1-40.

WEBB, Ruth, «Ekphrasis Ancient and Modern: The Invention of a Genre», Word &
Image, 15, no. 1, Jan-Mar 1999, pp.7-18.