Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

OBSERVANDO O LÉXICO: TRANSFORMAÇÕES, HIBRIDAÇÕES E (RE)DEFINIÇÕES NA COMUNICAÇÃO, NO ENSINO E NA TRADUÇÃO

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

O uso do Instagram para o ensino do léxico

Carolina Grandino Pereira de Morais (USP)

A internet, as novas tecnologias e as ferramentas da informação, como as redes sociais, estão transformando a forma como nos comunicamos e, de certa forma, a maneira como ensinamos. Diante dessas constantes transformações, as redes sociais mais utilizadas mudam de acordo com a faixa etária e interesse do usuário. Por conta disso, algumas redes sociais deixam de ser utilizadas com o passar do tempo ou com o surgimento de uma nova rede. A rede social Instagram foi lançada em 2010, desde o seu lançamento se atualizou e ganhou novos recursos. Atualmente, é possível postar imagens, vídeos e stories que permitem maior interação. Pensando no ensino de léxico da língua italiana, o Instagram pode ser uma ferramenta interessante para o professor que deseja ampliar as possibilidades de ensino da língua italiana. Pierre Lévy, filósofo francês, discorre sobre as novas tecnologias em nossa sociedade e possui alguns capítulos dedicados à educação. O autor reflete sobre como manter as práticas pedagógicas atualizadas: Não se trata aqui de usar as tecnologias a qualquer custo, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educacionais tradicionais e sobretudo os papéis de professor e de aluno (LÉVY, 1999, p. 172). Nossos alunos já estão conectados nas redes sociais, cabe ao professor saber utilizá-las em sua prática pedagógica. Atualmente, existem diversos perfis no Instagram dedicados ao ensino de italiano e esses podem ser utilizados, principalmente, para o ensino do léxico, através de imagens didáticas, como uma forma de dicionário visual online e gratuita.

PALAVRAS-CHAVE: instagram; ensino de italiano; ciências do léxico.

REFERÊNCIAS:

Alves, L. A., Mota, F. M., & Tavares, P. T. (2018). O Instagram como processo de engajamento das práticas educacionais: a dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Revista Científica da FASETE, (19), 25-43. Disponível em: https://www.publicacoes.unirios.edu.br/index.php/revistarios/article/view/295/295  Acesso em: 22 de junho de 2023.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

OSMANI, Rufat. The effectiveness of using technology (online visual dictionary) in teaching and acquiring vocabulary. In: Journal of Teaching English for Specific and Academic Purposes, Vol. 2, N. 4 (2014), p. 707-713. Disponível em: http://espeap.junis.ni.ac.rs/index.php/espeap/article/view/75  Acesso em: 20 de junho de 2023.