Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

A LÍNGUA ITALIANA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONTEMPORANEIDADE: O DISCURSO, O ENSINO E APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE EM TRANSFORMAÇÃO

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Línguas minoritárias e tecnologias digitais: o talian na web

Evandro Cunha (UFMG) e Nathália Ramalho Teixeira (UFMG)

O talian é uma variedade linguística falada no Brasil como língua de herança por um número significativo de descendentes de imigrantes italianos. Principalmente pela pressão que sofre do português, o talian corre o risco de desaparecer dentro de algumas gerações. Ao favorecer a disseminação de línguas majoritárias, um dos fatores que dificultam a preservação das línguas minoritárias é o crescimento do acesso à internet em todo o mundo. Paradoxalmente, a internet também tem sido útil no processo de preservação de variedades linguísticas ameaçadas, servindo como plataforma para páginas institucionais dedicadas ao arquivamento de textos e para iniciativas que visam incentivar o uso dessas línguas na web. Nesta apresentação, serão destacados os esforços em andamento para a elaboração de um corpus do talian na web, que possui a finalidade de registrar o uso dessa língua em ambientes virtuais, sobretudo em redes sociais online. A ideia é que esse corpus seja, posteriormente, utilizado para o estudo dos efeitos do contato entre o talian e o português brasileiro e para avaliar a vitalidade do talian na web. A crescente necessidade de se preservar línguas e dialetos em risco de extinção e a cada vez mais relevante utilização de páginas da web e redes sociais online como “praças virtuais” nas quais essas variedades linguísticas ganham voz justificam a realização de investigações que visem, em primeiro lugar, documentar esse uso como forma de preservação e manutenção linguística; e, em segundo lugar, analisar, sob as perspectivas linguística, discursiva e social, aspectos que caracterizam a utilização de línguas e dialetos minoritários na internet. Em última análise, a expectativa é que esse corpus seja útil para conduzir pesquisas não apenas em linguística, mas também em áreas como estudos literários e culturais.

PALAVRAS-CHAVE: Linguística de corpus; Talian; Italiano no Brasil; Linguística da internet; Comunicação mediada por computadores.

REFERÊNCIAS:

CUNHA, Evandro L. T. P. A Web como ferramenta de suporte à preservação e à revitalização
linguística. Cadernos de Linguística, v. 1, n. 3, 2020.

CUNHA, Evandro; MAGNO, Gabriel; ALMEIDA, Virgilio. A elaboração de um coletor e de um corpus de comentários extraídos de portais de notícias. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 10., 2017, Niterói. Anais [...]. Niterói: Associação Brasileira de Linguística, 2017. p. 764-771.

KORNAI, András. Digital language death. PLOS ONE, v. 8, n. 10, 2013.

SCHILLING-ESTES, Natalie; WOLFRAM, Walt. Alternative models of dialect death: dissipation vs. concentration. Language, v. 75, n. 3, p. 486-521, 1999.

STEINERT-THRELKELD, Zachary C. Twitter as data. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.