Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

A LÍNGUA ITALIANA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONTEMPORANEIDADE: O DISCURSO, O ENSINO E APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DOCENTE EM TRANSFORMAÇÃO

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

O uso de TDICs na elaboração de materiais para a produção escrita e oral utilizados na preparação para exames de proficiência em italiano: experiências com o chat-GPT

Maryelle Cordeiro Mourão (UFMG), Carlos Perini (UFMG) e Rennan Neves Oliveira (UFMG)

Um exame de certificação em língua estrangeira é usado para avaliar e certificar as habilidades linguísticas de uma pessoa em determinado idioma. Em italiano, a sua realização é feita por diversos motivos, como para a imigração, acesso a universidades italianas, pedido de cidadania, aumento da perspectiva de emprego, entre outros. Entretanto, na fase de preparação para essas certificações um candidato pode encontrar diversas dificuldades, dentre elas a falta de material didático gratuito destinado a esse fim, bem como o acesso a exames anteriores que possam servir de modelo. O objetivo desta comunicação é mostrar estratégias de interação com as TDICs, em especial, o chatGPT, para a geração de materiais didáticos que possam ser utilizados tanto na (auto)preparação para a prova de habilidade escrita, quanto para o teste de habilidade oral, exigidos por essas certificações. Os algoritmos de geração de texto que funcionam por trás do chatGPT são treinados com grandes conjuntos de dados, que incluem textos de diferentes gêneros discursivos. Isso mostra como ele é uma ferramenta importante e extremamente útil no ensino de línguas. Como melhor usar então essa poderosa tecnologia? Embora a IA possa gerar uma lista inicial de temas, é necessário o trabalho de um professor ou especialista em redação para refinar e adaptar esses tópicos às necessidades específicas dos alunos. Elaborar instruções ou ‘prompts’ eficazes para obter as respostas desejadas do modelo como o GPT, envolve entender as capacidades, limitações e vieses do modelo para projetar ‘prompts’ que produzam as saídas desejadas. Uma analogia com essa 'engenharia de prompts' é o do processo de redação de enunciados de exercícios de línguas. A intervenção humana, por meio da ‘engenharia de prompt’ ao interagir com o modelo é fundamental para garantir a qualidade e adequação dos temas para (auto)preparação das provas escrita e de produção oral.

PALAVRAS-CHAVE: produção de material didático; certificação; chat gpt; engenharia de prompt.

REFERÊNCIAS:

LITTLE, David. Language learner autonomy: Rethinking language teaching. Language
Teaching, v. 55, n. 1, p. 64-73, 2022.

BEGOTTI. P. Didattizzazione di materiali autentici e analisi dei manuali di italiano per stranieri, FILIM – Formazione degli Insegnanti di Lingua Italiana nel Mondo, 2011. Disponível em: http://venus.unive.it/filim/materiali/accesso_gratuito/Filim_didattizzazione_ analisi_teoria.pdf . Acesso em 03/07/2023.

JURAFSKY, D.; MARTIN, J. Speech and language processing: An introduction to speech recognition, computational linguistics and natural language processing. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2008.

LITTLE, David. Language learner autonomy: Rethinking language teaching. Language Teaching, v. 55, n. 1, 2022.

DE ASSIS FREIRE DE LIMA, B. A LINGUAGEM DO ITEM AVALIATIVO DE MÚLTIPLA ESCOLHA: DO GÊNERO AO LÉXICO. Muitas Vozes, v. 8, n. 2, p. 116–131, 21 mar. 2020.

KOVA?EVI?, D. Use of ChatGPT in ESP Teaching Process. 2023 22nd International Symposium INFOTEH-JAHORINA (INFOTEH). Anais... In: 2023 22ND INTERNATIONAL SYMPOSIUM INFOTEH-JAHORINA (INFOTEH). East Sarajevo, Bosnia and Herzegovina: IEEE, 15 mar. 2023. Disponível em: <https://ieeexplore.ieee.org/document/10094133/>. Acesso em: 3 jul. 2023