Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA ITALIANA: CAMINHOS POSSÍVEIS

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Italiano como Herança: a hora e a vez das crianças

Isabella Lafratta Amado (USP) e Fernanda Landucci Ortale (USP)

O objetivo desta comunicação é apresentar resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado sobre a preservação da língua e da cultura italiana como herança em contexto familiar. O foco da exposição será o processo de construção e o desenvolvimento de uma rede de crianças, com o intuito de manter o uso da língua de afeto no cotidiano, por meio de encontros recreativos e vivências lúdicas. Os encontros são planejados e mediados pela pesquisadora, realizados periodicamente nas modalidades presencial e on-line e com a participação de familiares ou responsáveis. Tendo como premissa que os processos de ensino-aprendizagem das línguas de herança e estrangeira são distintos, a pesquisa tem como embasamento teórico os estudos sobre bilinguismo, Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky, Pós-Método e os recursos tecnológicos na aquisição-aprendizagem de línguas. A investigação poderá trazer contribuições para o campo de estudos sobre línguas de herança no que diz respeito à criação de comunidades de prática, elaboração de materiais de vivência e implementação de políticas linguísticas familiares.

PALAVRAS-CHAVE: Língua de herança; vivências; rede de crianças; bilinguismo e Pós-Método.

REFERÊNCIAS:

MELLO, S. A. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, K. (org.). Introdução à Psicologia da Educação. São Paulo: Avercamp, 2004.

ORTALE, F. L. Introdução ao Pós-Método no Ensino de Línguas. Campinas: Editora Pontes, 2023.

SOUZA, A. (Org.). Português como Língua de Herança em Londres: recortes em casa, na igreja e na escola. Campinas: Pontes Editores, 2016.

HILSDORF ROCHA, C. O Ensino de Línguas para crianças no contexto educacional brasileiro:
breves reflexões e possíveis provisões. Revista Delta, vol. 23 (2), 2015. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/delta/a/kXWLh98ZqMPZRffjGYysqbP/?lang=pt