Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA ITALIANA: CAMINHOS POSSÍVEIS

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Ensino e avaliação do italiano no Brasil: reflexões sobre o efeito retroativo das certificações de proficiência

Ana Luísa de Araújo Mhereb (USP)

As certificações de proficiência em L2 são caracterizadas como “exames de alta relevância”, isto é, um tipo de avaliação cujos resultados são utilizados para tomar decisões importantes na vida dos candidatos, como entrar em uma universidade, conseguir um trabalho ou obter a cidadania estrangeira. Apesar do caráter “oficial” que possuem, as certificações de proficiência não são instrumentos neutros, pelo contrário, são políticos e ideológicos (SCARAMUCCI, 2009). De fato, subjacentes aos exames, estão os valores culturais e as crenças de seus idealizadores, que podem determinar escolhas fundamentais dos testes, como as habilidades privilegiadas, o peso dado a cada uma, a forma de avaliá-las e os critérios de avaliação estabelecidos. A relevância dos estudos sobre avaliação e certificação em L2 se deve não apenas à sua complexidade intrínseca, mas também à sua ligação direta com o ensino-aprendizagem de L2. Segundo Scaramucci (2009, 2011) e Barni (2000), a avaliação pode influenciar o processo de ensino – o chamado efeito retroativo –, no que diz respeito ao tipo de ensino, aos conteúdos incluídos nos programas de cursos de línguas e em materiais didáticos, bem como à formação de professores. Nesse sentido, as decisões tomadas durante a elaboração de um exame de proficiência (o que/ por que/ como avaliar) devem ser feitas com cautela, considerando seus possíveis impactos didáticos, políticos e sociais. Partindo dessas considerações, o objetivo deste trabalho é analisar as provas de nível B1 das quatro certificações oficialmente reconhecidas pelo governo da Itália: CILS, CELI, CERTIT e PLIDA. A partir da descrição da estrutura dos exames, dos tipos de teste e dos critérios de avaliação, busca-se refletir sobre como essas características podem influenciar o ensino do italiano L2, em especial, no contexto brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: certificação de proficiência; ensino de italiano L2; efeito retroativo.

REFERÊNCIAS:

BARNI, M.; La verifica e la valutazione. In: DE MARCO, A. (org.). Manuale di glottodidattica: insegnare una lingua straniera. Carocci, p. 155-174, 2000.

SCARAMUCCI, M. V. R. Avaliação de proficiência: valores culturais e consequências sociais. V Colóquio CELU – Córdoba, 2009.

SCARAMUCCI, M. V. R. Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de língua. Lingvarvm Arena, v.2, p.103-120, 2011.