Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA ITALIANA: CAMINHOS POSSÍVEIS

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

(Auto)biografia e form(ação) docente de professores de Língua Italiana LE na Universidade Federal do Ceará (UFC): apontamentos e perspectivas

Fernanda Suely Muller (UFC)

A autobiografia linguística (AL), ou seja, a narrativa pessoal que cada pessoa faz de sua experiência linguística ao longo da vida, é um gênero em constante expansão desde pelo menos a década de 1950. Embora tenha sido inicialmente um recurso narrativo muito utilizado por escritores, logo a sua aplicabilidade no âmbito de ensino de línguas estrangeiras (L1/L2/LS) se revelou muito eficaz, tornando-se um dispositivo reflexivo relevante para discutir a formação e a profissão docente. A partir das considerações de De Mauro (2006), Blondeau e Salvadori (2020) e Cavagnoli (2020), este trabalho tem como propósito central aquele de divulgar algumas reflexões iniciais sobre uma pesquisa em andamento sobre a formação de professores de italiano LE, na dupla titulação curso de Letras (português-italiano) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Brasil. Embora seja ainda um estudo em fase de desenvolvimento, uma investigação preliminar desenvolvida em parceria com a Università Ca’Foscari di Venezia nos anos de 2021/2022, realizada a partir de uma amostra de 06 autobiografias linguísticas anônimas de graduandos e egressos de professores de italiano como Língua Estrangeira (LE), mostrou-se bastante promissora. O método analítico escolhido para proceder à análise das autobiografias linguísticas foi o da análise de conteúdo temática ou análise por temas. Acreditamos que promover essa reflexão sobre a aprendizagem de línguas, atrelada a uma necessidade de raciocínio e percepção sobre a própria formação profissional, pode ser uma contribuição para a formação de profissionais melhores e mais conscientes da importância e do impacto da experiência acadêmica na vida de cada um e dos outros (família, comunidade, etc.) Durante a análise do corpus, outras informações pertinentes emergiram no estudo, o que reitera a relevância desta pesquisa (e seu posterior estudo sistemático) para discutir a formação coletiva dos (futuros) alunos da nossa universidade.

PALAVRAS-CHAVE: formação docente italiano LE; autobiografia linguística.

REFERÊNCIAS:

DE MAURO, T. Parole di giorni lontani. Il Mulino: Bologna, 2006.

BLONDEAU, N., SALVADORI, E. “Autobiografie linguistiche: per una ricostruzione riflessiva degli itinerari esistenziali e professionali degli insegnanti”. In: Blondeau, N et ali (a cura di), Lingue maestre. Autobiografia linguistica e autoformazione dei docenti di L1 e L2, in Sezione monografica di Italiano LinguaDue, n. 2, pp.11-23, 2020.

CAVAGNOLI, S.“Diventare insegnanti: l’importanza della riflessione di futuri /e docenti sul proprio percorso di apprendimento linguistico”. In: Blondeau, N et ali (a cura di), Lingue maestre. Autobiografia linguistica e autoformazione dei docenti di L1 e L2, in Sezione monografica di Italiano LinguaDue, n. 2, pp.146-161, 2020.