Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA ITALIANA: CAMINHOS POSSÍVEIS

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A (des)construção da representação estereotipada de pessoas negras nos materiais didáticos de língua italiana: uma perspectiva decolonial

Adriane Souza Viana (UFBA)

Este trabalho pretende apresentar, a partir da pesquisa desenvolvida -  Materiais Didáticos (Pluri)Interculturais de Língua Italiana para aprendizes brasileiros: Constatações e proposições, realizada por professoras e estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir de materiais didáticos utilizados para o ensino da Língua Italiana no Brasil.  Insere-se no campo da Linguística Aplicada (doravante LA), uma vez que a LA se interessa pela questão do uso da língua dentro e fora do contexto escolástico, sendo um campo do conhecimento que reconhece a língua como um “fenômeno social” , como afirma Mendes (2012, p. 669). Os materiais didáticos de Língua Estrangeira (LE) não escaparam dessa padronização e trazem temas enrijecidos e discursos artificiais baseados em uma visão eurocentrada e hegemônica, que não consideram o contexto sócio-cultural dos discentes, conforme Scheyerl (2012, p. 48). Por isso é importante pensar os materiais “de dentro”, em outras palavras, são materiais que contemplem os contextos dos estudantes. Pensar o ensino de língua com “raça” é um trabalho de resistência e reexistência, é possível materializar práticas pedagógicas antirracistas seja através dos nossos posicionamentos na sociedade, assim como através dos materiais didáticos. Desse modo, refletiremos sobre a criação do imaginário atribuído às pessoas negras representadas  nos materiais didáticos utilizados nesse processo, pensando na desconstrução dos  estereótipos relacionados às pessoas negras nos MD’s de Língua Italiana.

PALAVRAS-CHAVE: Material didático; Língua Italiana; Decolonialidade; Pedagogia Sensível.

REFERÊNCIAS:

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 64 p.

BENTO, Cida. Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. P. 27 a 42.

DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2008-2023. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/ra%C3%A7a. Acessado 08 junho 2023.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2017. P. 25.

LANDULFO. Cristiane Lopes. Revista Italiano UERJ – ISSN 2236-4064 – Vol. 10 nº 2 - 2019. P. 97 a 115.

MENDES, Edleise. Aprender a ser e a viver com o outro: materiais didáticos interculturais para o ensino de português LE/L2. In: Materiais didáticos: para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EdUFBA, 2012.

MIGNOLO, Walter. (2007). ""El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto"", em CASTRO-GÓMEZ, Santiago & GROSFOGUEL, Ramon (coords.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar.

MOTA-PEREIRA, Fernanda. Ensino de espanhol e inglês em perspectivas decoloniais / Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista. - Salvador : EDUFBA, 2022.
QUIJANO, Aníbal. Colonialità del potere ed eurocentrismo in America latina [2000]. In: Ascione, Gennaro (org.). America latina e modernità. L’opzione decoloniale: saggi scelti. Salerno: Arcoiris, 2014, p. 73-96.

SIQUEIRA, D. S. P. & SCHEYREL, D. (Orgs.) Materiais didáticos: para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EdUFBA, 2012.
WALSH, Catherine. Memorias del Seminario Internacional “Diversidad, interculturalidad y construcción de ciudad”. (Bogotá, 17-19 de abril de 2007). Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2007.