Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA ITALIANA: CAMINHOS POSSÍVEIS

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

Os efeitos da formação docente com uma perspectiva intercultural

Luciane do Nascimento Spadotto (USP)

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados parciais da pesquisa que está sendo realizada com professoras de italiano para crianças na rede municipal de ensino da cidade de Mococa (SP). Por meio de uma parceria entre o Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (MAECI) e a Prefeitura Municipal de Mococa (SP), alunos da rede pública estão tendo, como parte suas atividades escolares, o ensino da língua italiana. As professoras que fazem parte do projeto estão recebendo suporte linguístico – para o desenvolvimento da competência comunicativa em italiano – e, por meio do Instituto Ítalo-brasileiro de Cultura (ICIB), suporte didático – para a sistematização teórica e metodológica da prática pedagógica. Os alunos contemplados com o programa têm entre 4 e 6 anos e estão no ensino infantil. As aulas de italiano ocorrem uma vez por semana e têm duração de uma hora. Tendo em vista o objetivo maior do projeto e das professoras atuantes – colocar os alunos em contato com a língua e com a cultura italiana – o suporte didático está voltado à elaboração de atividades que contemplam a ideia de língua e cultura como elementos indissociáveis (SPENCE-OATEY, 2012) e a promover reflexões sobre a prática didática por uma perspectiva intercultural (CORBETT, 2003). Para verificar os efeitos desse percurso na atuação das professoras participantes, realizaremos nossas análises em dois sentidos: primeiramente, por meio de questionários, investigaremos se e em que medida houve diferença em relação à crença das docentes – antes e depois do suporte didático – a respeito de língua, cultura, diferenças culturais e interculturalidade; em segundo lugar, por meio de diários de classe e do registro das atividades realizadas com os alunos, verificaremos se e em que medida a prática didática adotou uma perspectiva intercultural, dando aos alunos, portanto, a possibilidade de explorar, problematizar e redesenhar as fronteiras entre o “eu” e o “outro” (LIDDICOAT & SCARINO, 2013).

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente; Interculturalidade; Ensino de italiano para crianças.

REFERÊNCIAS:

CORBETT, J. "An intercultural approach to second language education." An intercultural approach to English language teaching, p. 1-30, 2003. SPENCER-OATEY, H. What is culture? A compilation of quotations. GlobalPAD Core Concepts, 2012.

LIDDICOAT, A.; SCARINO, A. Intercultural Language Teaching And Learning. Hoboken, N.J: Wiley-Blackwell, 2013.