Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

LÍNGUA, IDENTIDADE E MEMÓRIA: "ITALIANIDADE(S)" NO BRASIL ENTRE CONTATOS, CONFLITOS E TRANSFORMAÇÕES

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A produção literária e jornalística em italiano, nas variantes regionais-dialetais, em "macarrônico" ou em português: perspectiva didática intercultural

Marcia Rorato (UEL)

Tendo em vista as realidades multilíngues presentes na Itália e no Brasil, ambos formados por diversas etnias, culturas e línguas, regionais e minoritárias lá, e aqui - indígenas, afro-brasileiras, de imigração e outras, como a língua de sinais (FERRA, p. 70, 2007), ampliadas pelas recentes migrações, é fundamental abrir espaço nos contextos de ensino de línguas para diálogos interculturais, de compreensão do Outro e tolerância às diversidades. Nesse sentido, pode ser muito significativa a inserção em programas de ensino do italiano LS e L2 de textos literários e jornalísticos escritos em italiano, nas variantes regionais-dialetais, em "macarrônico" ou em português pelos próprios imigrantes e oriundos, ou mesmo escritores brasileiros, até hoje no Brasil. A fim de despertar no estudante o reconhecimento da existência dessa heterogeneidade linguística também no contexto brasileiro, com o uso tanto da língua padrão italiana, quanto de variantes regional-dialetais, como o talian, ou mesmo a macarrônica. Assim como, possibilitar a identificação da pessoa histórica do autor com a pessoa histórica do leitor ao aprofundar-se nas obras como forma de conhecimento pessoal, social, histórico e estético. Essa numerosa e variada produção literária, de indiscutível valor histórico e intercultural, assim como literário e linguístico, pode favorecer reflexões, olhares e percepções imprescindíveis na construção de saberes plurais e conceitos humanitários de bases sustentadoras da Democracia e da Solidariedade tão necessários à nossa sociedade atual. Pois, como preconiza Candido (2002), a literatura tem uma grande força humanizadora, além de satisfazer à necessidade universal de ficção e fantasia do ser humano, contribui para a formação da sua personalidade e amplia seu conhecimento do mundo e de si próprio.

PALAVRAS-CHAVE: Glottodidatica; Interculturalità; Letteratura; Immigranti.

REFERÊNCIAS:

CANDIDO, Antonio (2002). A literatura e a formação do homem. In: Textos de intervenção. Org. Vinicius Dantas. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, p. 77-92

CAON, Fabio; SPALIVIERO, Camilla (2015). Educazione letteraria, linguistica, interculturale: intersezioni. Torino: Loescher Editore.

FERRA, Aderlande Pereira (2007). O panorama linguístico brasileiro: a coexistência de línguas minoritárias com o português. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, n. 9, p. 70."