Propostas aceitas - XX Congresso ABPI (novembro 2023)

TÍTULO DO SIMPÓSIO:

LÍNGUA, IDENTIDADE E MEMÓRIA: "ITALIANIDADE(S)" NO BRASIL ENTRE CONTATOS, CONFLITOS E TRANSFORMAÇÕES

PROPOSTAS ACEITAS (comunicações orais / pôster)

A inserção da arte italiana no Brasil no segundo pós-guerra: um diálogo entre as primeiras exposições de Pietro Maria Bardi e a crítica de Mário Pedrosa (online)

Rodrigo Vicente Rodrigues (USP)

É fato bastante conhecido, dentro da museologia e das artes, a atuação longeva do casal Bardi. Pietro Maria Bardi foi o responsável por importantes iniciativas para o trânsito cultural entre Brasil e Itália a partir do Masp e também do IAC, ao passo que Lina Bo teve destacadíssima carreira como arquiteta no País, sendo sua a autoria do edifício atual do Masp, cartão-postal por excelência da cidade de São Paulo, além da Casa de Vidro e do Sesc Pompeia. Não obstante, a atuação dos Bardi vem de antes do advento do Masp. Assim, queremos observar a primeira incursão de Pietro Maria Bardi nas dinâmicas artísticas brasileiras, quando, em 1946 e 1947, levou a cabo duas exposições de arte italiana no Rio de Janeiro e que antecederam as ações em São Paulo. Tais mostras ligavam-se ao Studio D’Arte Palma, de Roma, que Bardi encabeçava antes da queda do Fascismo, e foram a porta de entrada para que Mário Pedrosa tratasse da arte italiana no contexto do segundo pós-guerra e no diálogo entre Itália e Brasil, abordando o valor artístico dessas exposições, seu valor didático e também a arte moderna italiana como base para o advento do modernismo europeu para além do futurismo. O intuito da comunicação ora proposta é destacar o modo como essas primeiras exposições, que preparam terreno ao Masp, foram interpretadas por Mário Pedrosa e o que isso significou para a reaproximação entre Brasil e Itália, relação estremecida quando o País entrou na Guerra contra o Eixo.

PALAVRAS-CHAVE: Arte italiana; Pietro Maria Bardi; Mário Pedrosa; Arte moderna italiana.

REFERÊNCIAS:

PEDROSA, Mário. Exposição dos Italianos Modernos. Artes Plásticas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, n. 16104, 7 mai. 1947, p. 11.

PEDROSA, Mário. Modernidade cá e lá – Textos escolhidos 4. Organização de Otília Arantes. São Paulo: Edusp, 2000.

POZZOLI, Viviana. 1946! Por que Pietro Maria Bardi decide deixar a Itália e partir para o Brasil? In: Seminário Internacional Modernidade Latina. Os italianos e os centros do modernismo latino-americano, 2013, São Paulo. Anais do... São Paulo: MAC-USP, 2013.

RUSCONI, Paolo. Rua Brera n. 16. A galeria de Pietro Maria Bardi. In: Seminário Internacional Modernidade Latina. Os italianos e os centros do modernismo latino-americano, 2013, São Paulo. Anais do... São Paulo: MAC-USP, 2013.